Pterígio, o que é essa alteração no olho?

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

O pterígio é um crescimento que se desenvolve na conjuntiva ou na membrana mucosa que cobre a parte branca do olho. É uma alteração benigna, ou seja, não cancerígena que geralmente é moldado como uma cunha.

Um pterígio geralmente não causa problemas ou requer tratamento quando pequeno, porém em alguns casos, um pterígio pode se estender para a córnea cobrindo sua íris e sua pupila interferindo na visão, causando ardência, irritação ou alteração estética, sendo indicado tratamentos específicos para cada caso.

Causas do pterígio

A causa exata do pterígio não é conhecida. Porém algumas evidência indicam que pode estar relacionada à exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV). Pessoas que vivem em climas quentes e passam muito tempo ao ar livre em ambientes ensolarados ou ventosos e também as pessoas cujos olhos estão expostos a certos elementos regularmente têm um maior risco de desenvolver essa condição. Esses elementos incluem:

  • pólen;
  • areia;
  • fumaça;

Outros fatores de risco incluem ter pele clara e olhos claros.

Sintomas do pterígio

Um pterígio nem sempre causa sintomas. Quando isso acontece, os sintomas geralmente são leves sendo os mais comuns: vermelhidão, visão turva e irritação ocular, podendo ocorrer também uma sensação de ardor ou coceira.

O pterígio grosso ou maior também pode causar-lhe a sensação de que tem um objeto estranho nos olhos, sendo necessário descontinuar o uso de lentes de contato devido ao desconforto causado.

Se um pterígio cresce o suficiente para cobrir sua córnea, isso pode interferir na visão.

Pterígio é grave?

Um pterígio em raros casos pode levar a cicatrizes graves na córnea sendo necessário tratar sob risco de causar perda de visão.

Para casos menores, o tratamento geralmente envolve gotas oculares lubrificantes ou unguentos para tratar a inflamação.

Nos casos mais graves, o tratamento para restauração da visão geralmente envolve um transplante de córnea, onde a córnea danificada é retirada e substituída por um enxerto corneano doado.

Como é diagnosticado o pterígio

O diagnóstico de pterígio é direto. O médico pode diagnosticar esta condição com base em um exame físico usando uma lâmpada de fenda que permite a visualização dos olhos com a ajuda de ampliação e iluminação brilhante.

O médico oftalmologista pode precisar fazer testes adicionais, são eles:

  • acuidade visual, que envolve a leitura de letras em um gráfico de olho;
  • topografia da córnea, que é usada para medir as mudanças de curvatura em sua córnea;
  • documentação fotográfica, que envolve tirar fotos para acompanhar a taxa de crescimento do pterígio.

Formas de tratar o pterígio

Um pterígio geralmente não requer nenhum tratamento a menos que esteja bloqueando sua visão ou causando desconforto severo. Exames periódicos são recomendados para ver se o crescimento está causando problemas de visão.

Medicamentos

Se o pterígio estiver causando muita irritação ou vermelhidão, o médico pode prescrever gotas lubrificantes para os olhos ou pomadas oculares que contenham corticosteróides para reduzir a inflamação.

Cirurgia

A cirurgia pode ser recomendada pelo oftalmologista para remover o pterígio se as gotas oculares ou as pomadas não fornecerem alívio. A cirurgia também é feita quando um pterígio provoca uma perda de visão ou uma condição chamada astigmatismo, que pode resultar em visão embaçada.

Além desses casos, pode-se considerar procedimentos cirúrgicos para remoção do pterígio por razões estéticas.

 

Existem alguns riscos associados a essas operações. Em alguns casos, um pterígio pode retornar após ser removido cirurgicamente ou aparecerem sintomas de olho seco e irritação após a cirurgia. O médico pode prescrever medicamentos para fornecer alívio e reduzir o risco de um pterígio crescer de volta.

Técnicas cirúrgicas

  • Remoção do Pterígio apenas – não é mais realizada devido ao alto grau de recidiva
  • Remoção com transplante conjuntival e sutura- técnica muito utilizada com chance de recidiva de 4 a 8 %
  • Remoção com transplante e cola biológica – técnica padrão ouro com chance de recidiva de 2 a 4 %

Como prevenir o pterígio

Se possível, evitar a exposição a fatores ambientais que possam causar pterígio.

Proteger os olhos da exposição da luz solar, fazendo uso de óculos de sol com proteção UV, ou um chapéu.

Em casos diagnosticados de pterígio, limitar sua exposição ao seguintes fatores pode retardar seu crescimento ou evitar a reicidiva caso tenha sido removido.

  • vento;
  • poeira;
  • pólen;
  • fumaça;
  • e claro, luz solar.

Precisa de mais esclarecimentos sobre o pterígio? Entre em contato com a clínica schaefer pelo telefone (41) 3027-3807 ou deixe abaixo seu comentário.

Artigos:

  • Mayo Clinic Staff. (2014, June 28). Cornea transplant.
    http://www.mayoclinic.com/health/cornea-transplant/MY00491/
  • (n.d.).
    http://www.djo.harvard.edu/site.php?url=/patients/pi/426
  • (n.d.).
    http://www.hopkinsmedicine.org/wilmer/conditions/pterygium.html

Pterygium. (n.d.).
http://www.kellogg.umich.edu/patientcare/conditions/pterygium.html

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta