Verão é a temporada mais esperada do ano, pois reúne férias, atividades ao ar livre e é claro, o sol!
O luz do sol pode proporcionar uma pele mais bronzeada, mais disposição, cabelos mais leves e os dias mais longos. O que mais você poderia pedir?
Porém é preciso cuidado! A luz emitida pelo sol é formada também por raios UV (ultra violetas), completamente indetectáveis a olho nu. A maioria das pessoas entende os efeitos que os raios UV podem ter em sua pele, mas não tem consciência dos danos que podem causar aos seus olhos.
Você sabia que seus olhos podem realmente ficar queimados? Sabemos que os óculos escuros protegem seus olhos, mas o que mais você pode fazer para protegê-los contra o sol do verão?
Leia esse artigo e saiba como proteger seus olhos nesse verão.
Como escolher os óculos de sol
Nem todos os óculos de sol são iguais. O par barato comprado no camelô e um par de alta qualidade com lentes de bloqueio de UV são um mundo à parte.
É fato que os raios UV podem causar sérios danos a longo prazo aos seus olhos. Então, quando você for procurar por um novo par de óculos de sol, tenha algumas coisas em mente.
Nível de proteção UV
Primeiro, você precisa de óculos com lentes que bloqueiam pelo menos 98% da radiação ultravioleta. Existem três tipos de raios UV, classificados por sua intensidade de calor: UV-A, UV-B e UV-C.
Os raios UV-C têm o maior potencial para prejudicar nossos corpos. Felizmente, a camada de ozônio bloqueia a maioria desses raios e nos protege dessa forma intensa de radiação.
Já os raios UV-A e UV-B ainda passam pelo ozônio, e esses são os raios com os quais temos que lidar. O efeito que esses raios têm em nossos olhos não aparece até que fiquemos mais velhos. E é nesse ponto que o dano já é irreversível e incapaz de ser curado completamente.
Quando comprar seu próximo par de óculos de sol, certifique-se de que eles dizem que bloqueiam os raios UV-A e UV-B. Isso deve estar em um adesivo nos óculos ou na embalagem em que eles chegam. Se você estiver em uma loja que vende óculos, pergunte aos vendedores quais pares são bons para bloquear os raios UV.
Tonalidade das lentes
Há mais algumas coisas para pensar sobre quando comprar óculos de sol. Óculos de sol com um tom mais claro podem bloquear os raios UV, bem como aqueles com tons mais escuros, embora os óculos escuros bloqueiem mais a luz visível.
Uso do óculos
Além disso, porque está nublado, não significa que você não deveria usar óculos escuros. A luz do sol não pode penetrar nas nuvens, mas os raios UV podem. As nuvens são formadas principalmente por água, que é transparente aos raios UV.
Por fim, lembre-se de que, se você usa lentes de contato, ainda precisa usar óculos de sol. Mesmo que suas lentes de contato ofereçam proteção contra raios UV, elas empalidecem em comparação a um bom par de óculos de sol que bloqueiam os raios UV.
Evitando a queimadura do olho
Ter uma queimadura nos olhos não é divertido. A luz UV não filtrada pode causar dor instantânea e muitos problemas para sua visão mais adiante.
Fotoceratite é o termo técnico para a queimadura dos olhos e vem da exposição prolongada aos raios ultravioleta. O dano de uma queimadura de olho cai em dois tipos principais:
O primeiro, Pterígio, é um crescimento rosa ou avermelhado no branco do olho. É também conhecido como “olho de surfista”.
O segundo tipo de dano são solavancos amarelados na superfície do olho, chamados Pinguécula.
Ambas as condições podem ser provocadas por danos causados pelo sol ao olho, o que está diretamente relacionado ao impacto dos efeitos dos raios UV. Seu oftalmologista pode tratar ambas as condições com colírios medicamentosos.
Em alguns casos, você pode precisar de cirurgia para remover as lesões. Os olhos que foram danificados pelos raios UV a longo prazo podem parecer opacos, turvos e descoloridos, e ao longo do tempo, a catarata pode começar a se formar.
Se a queimadura for leve, você pode não notar nenhum efeito colateral. Se for grave, os sintomas podem aparecer entre três e 12 horas após a exposição. Esses sintomas incluem:
- dor, variando de leve a grave;
- olhos vermelhos;
- sensibilidade à luz;
- olhos lacrimejantes;
- visão embaçada;
- sensação de ter algo em seu olho.
Se você tiver algum destes sintomas, pode ter queimado seus olhos. A melhor coisa a fazer é usar alguns colírios hidratantes e ligar para seu médico oftalmologista.
Dicas rápidas de segurança para olhos saudáveis no verão
Além de comprar um bom par de óculos de sol, aqui estão mais algumas dicas para proteger os olhos quando o sol está brilhando mais forte.
Sempre use óculos de sol quando estiver em ambiente aberto, mesmo que seja por alguns minutos.
Certifique-se de que você está usando proteção adequada para os olhos ao trabalhar com ferramentas, poeira ou detritos.
Se você gosta de nadar, não se esqueça de usar óculos para proteger os olhos.O cloro em piscinas e o sal no oceano podem causar alguns danos.
Acredite ou não, muito tempo próximo a um ar condicionado pode secar seus olhos. Considere passar menos tempo em ambientes com esse aparelho ligado.
Use colírios para manter os olhos hidratados.
Limite o tempo ao ar livre durante o horário de pico das 10h às 14h, quando o sol está mais forte.
Pisque mais! Piscar é a maneira natural do seu corpo de manter seus olhos úmidos e protegidos.
Não ignore as alergias de verão, pois elas podem deixar os olhos lacrimejantes.
Se você planeja passar um tempo prolongado em um carro neste verão, certifique-se de apontar as aberturas de ar para longe dos olhos.
Evite a exposição prolongada à areia e água. Ambos podem ampliar o poder do sol!
Se você fez recentemente a cirurgia de grau, você pode praticar essas dicas antes de sair ao sol de verão.
Dicas extras para usuários de óculos
Se você é uma das milhões de pessoas que precisam de óculos graduados, pode ser difícil proteger seus olhos dos raios solares. A maneira mais fácil de resolver isso é falar com seu oftalmologista. Uma opção é usar um par de óculos de prescrição.
Óculos de prescrição mais claros têm alguma proteção UV embutida na lente. Você pode pedir um revestimento UV para adicionar proteção extra.
Outra maneira é conversar com seu médico sobre a mudança para lentes de contato com proteção UV. Mas, como dissemos antes, eles ainda devem ser usados com óculos de sol bloqueadores de UV.
Obrigado por ler nossas dicas para a segurança dos olhos de verão. Nós da Clínica Schaefer desejamos a você e sua família um verão feliz e saudável!
Foto: Ethan Robertson on Unsplash