Como a gravidez pode afetar os olhos?

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Espera-se na gravidez sintomas como náuseas e talvez vômitos, tonturas e dor nas costas, porém é muito comum, juntamente com esses sintomas, surgirem alteração na visão.

Na maioria dos casos, as alterações na visão se devem às mudanças hormonais e físicas que acompanham a gravidez e devem voltar ao normal depois que o bebê nascer. Mas, em outros, é necessária atenção médica para retornar sua visão ao normal.

Sintomas comuns nos olhos durante a gravidez

Visão turva

Muitas mulheres grávidas retém fluidos. Este efeito colateral comum pode alterar a espessura e a forma da sua córnea. Isso pode levar a uma visão distorcida.

A maioria dos especialistas em olhos não aconselha a cirurgia de grau durante a gravidez ou mesmo a adaptação de novas lentes de contato, pois olhos voltarão ao normal quando sua gravidez acabar ou depois de parar de amamentar.

Olhos secos

Mudanças hormonais fazem com que o corpo produza menos lágrimas, então os olhos muitas vezes ficam irritados, vermelhos e sensíveis à luz, sintomas do olho seco.

Mas cuidado ao usar gotas de colírios para se livrar do efeitos. Colírios contraem vasos sanguíneos e aumentam riscos para a  gravidez. Opte por gotas lubrificantes sem conservantes.

Se precisar usar gotas mais de quatro vezes por dia, ligue para um oftalmologista.

Quando procurar um médico

Pré-eclâmpsia

As mudanças de visão podem ser um sinal desse problema potencialmente grave que ocorre em um pequeno número de mulheres grávidas. É marcado pela hipertensão arterial e sinais de danos a outros órgãos. Os sintomas incluem:

  • pontos cegos;
  • visão dupla;
  • visão embaçada;
  • sensibilidade à luz;
  • perda temporária de visão;
  • pontos ou luzes piscando na sua visão.

Se você tiver algum desses sintomas, ligue para o seu médico o mais rápido possível ou vá para o pronto atendimento. A pré-eclâmpsia pode progredir rapidamente e causar sangramento e outros problemas sérios.

Mudanças nas condições atuais dos olhos

A gravidez também pode melhorar ou piorar as condições de olho existentes.

Diabetes

Por exemplo, se você tem diabetes tipo 1 ou tipo 2, esta condição geralmente piora durante a gravidez. Consulte o seu médico oftalmologista antes de engravidar e novamente no início da gravidez para ser examinado por danos aos vasos sanguíneos na retina (retinopatia diabética).

Você também precisará ter exames oculares mais freqüentes enquanto estiver grávida e no período pós-parto.

Glaucoma

O glaucoma, por outro lado, às vezes melhora durante a gravidez, para que o seu médico possa reduzir a dose do seu medicamento – e reduzir a exposição do seu bebê.

Ficando atenta aos sintomas nos olhos e tomando esses cuidados, você poderá aproveitar bem tranquila essa fase tão marcante da sua vida.

Se ficou com alguma dúvida, deixe uma mensagem nos comentários da página.

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta