A doença se caracteriza por uma alteração na qualidade e na quantidade de lágrima, que é essencial à visão, por cumprir o papel de lubrificar, proteger, oxigenar e limpar a camada de células que recobrem a córnea e a conjuntiva.
O olho seco pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre mulheres, entre 40 e 60 anos. No consultório, o relato dos pacientes é de grande incômodo e, principalmente, de dificuldade para realizar tarefas cotidianas, como uso do computador, leitura, para dirigir e também para dormir. Há dois tipos de olho seco: o primário e mais severo, conhecido como olho seco por deficiência aquosa, e o secundário e mais comum, onde ocorre uma diminuição na quantidade de lágrima. A doença pode ser provocada por malformações das glândulas lacrimais, doenças reumatológicas, síndrome de Jögren, ingestão de medicamentos de uso psiquiátrico, antialérgicos e pílulas.
Qualidade de vida
Geralmente, os tratamentos convencionais para a síndrome do olho seco severo apostam no controle e não na cura da doença. A partir do diagnóstico de cada caso pelo médico oftalmologista, é iniciado tratamento para assegurar mais qualidade de vida ao paciente. A reposição da lágrima com o uso de colírios lubrificantes é a terapia mais adotada. Também se recomenda evitar locais com ar condicionado, ventiladores e optar por vaporizadores. O paciente deve se lembrar de piscar constantemente e posicionar o monitor do computador abaixo da linha dos olhos, mantendo distância mínima de 60 cm da tela.
Novidade em tratamento do olho seco
A adaptação de lentes esclerais, desde que executada por oftalmologista com experiência neste tipo de tratamento, tem apresentado excelentes resultados em pacientes com olho seco severo. A melhoria da acuidade visual e redução do desconforto são os principais ganhos da aplicação das lentes esclerais, que reúnem condições de desenho e materiais ideais para proteger a córnea, permitindo sua recuperação e melhorando a visão do portador de olho seco severo.
Crédito da imagem: JimmyMac210 – just returned home from hospital via Visual Hunt / CC BY-NC