Após diagnóstico qual melhor forma de tratar a miopia?

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Nos Estados Unidos a miopia atinge 25,7% da população entre 12 e 17 anos e 42% da população adulta. Estudos recentes indicam que houve um aumento de 62% na prevalência da miopia em jovens na Ásia. Investigações revelam uma tendência semelhante à prevalência nas sociedades ocidentais, com um aumento de 70% em apenas uma geração, indicando que a causalidade ambiental é um fator determinante na progressão da miopia.

Como previnir

Estimular atividades ao ar livre entre crianças e jovens pode servir como coadjuvante no controle do aumento dos casos de miopia. Uma atenção ao uso de óculos com a devida proteção aos raios ultravioletas também é essencial no caso de exposição ao sol. Ainda falando preventivamente, os pais devem assegurar que os filhos sejam examinados antes do primeiro ano de idade e façam o devido acompanhamento da progressão da doença, como já citado anteriormente.

Opções de tratamento

No caso de pacientes com diagnóstico de miopia, há opções de tratamentos e cada uma é adequada para um perfil de paciente. O uso de colírios de atropina, em dosagens mínimas e rigoroso controle médico, tem sido uma das terapias mais efetivas no controle e desenvolvimento da doença. Esse medicamento, por razões ainda não definidas, determina um relaxamento da musculatura do olho e exerce um controle no crescimento do globo ocular. Infelizmente o medicamento apresenta efeitos colaterais em alguns pacientes e não é recomendada para todos.

Óculos com lentes bifocais também podem ser adotados para controlar a miopia, com devido acompanhamento sobre a evolução da doença, para evitar problemas na vida adulta. No entanto, a indicação é limitada e específica para alguns casos. Assim, não são todas as crianças que podem se valer dessa opção para controlar a doença.

Um tratamento médico que permite a correção visual da miopa enquanto o paciente dorme é o que vem sendo apontado como excelente opção para o controle efetivo da doença. É a Ortoqueratologia, uma terapia corretiva temporária que começa a ganhar espaço no Brasil, mas que existe há décadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Logo traremos mais informações sobre esse tipo de tratamento com lentes de contato e quem tem a indicação.

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta