Alerta! Miopia em crianças pode ser causada pelo estilo de vida

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Um dado alarmante da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a miopia está preocupando médicos especialistas. Estima-se que em 2020 aproximadamente 35% da população será afetada pela disfunção e muitos países já consideram os números de casos como uma epidemia.

 No artigo “Saiba o porquê a miopia preocupa e como se prevenir” postado aqui no blog em agosto de 2016, mostramos algumas estatíscas sobre o avanço da miopia no mundo, entre elas uma que mostra que houve um aumento de 70% na prevalência da miopia entre os jovens ocidentais em apenas uma geração. Acesse o artigo para ver mais dados.

Os dados atuais da OMS apontam ainda que em 2050 o número de pessoas miopes pode chegar a 52% da população mundial e na Ásia 90% dos jovens serão afetados.

A miopia é definida como um distúrbio de refração em que os raios luminosos formam o foco antes da retina, devido a um alongamento do olho no sentido anteroposterior. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes parecem borrados.

Embora, quando leve ou moderada, a doença não cause tantos problemas, ainda assim, em quadros mais graves há riscos de descolamento da retina, catarata precoce, degeneração macular e glaucoma.

Geralmente esse problema começa na infância ou adolescência. Embora a miopia seja muitas vezes herdada, as crianças que passam muito tempo concentradas em objetos próximos podem ter maior probabilidade de desenvolver a doença.

“Nossas crianças vivem fechadas, brincam pouco do lado de fora. Além disso, ficam cada vez mais tempo com os olhos voltados para telas de smartphone, tablet ou televisão”, alerta a oftalmologista Tania Schaefer, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Sobre a preocupação com o número alarmante de casos, Dra. Tania ainda destaque que “São fatores combinados que estão criando essa epidemia. No Brasil, ainda não temos índices que assustam (são 35 milhões de brasileiros míopes, estima o Ministério da Saúde) pois somos um país que geneticamente tem o olho pequeno, mas está havendo uma reversão e isso nos deixa muito preocupados”.

Como a maioria das causas são evitáveis, vale as recomendações dos especialistas para mantermos nossas crianças e jovens mais tempo ao ar livre.

Para saber a relação entre a prevenção da miopia e as atividades em lugares abertos leia o artigo Brincadeira ao ar livre melhora a visão das crianças postado anteriormente.

 Esse assunto também foi abordado nesse outro artigo do portal G1.

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta