Você não deve esperar por um sintoma para fazer exames de visão

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Esse comportamento pode ser muito perigoso, pois muitas doenças só apresentam sintomas em estágios mais avançados, o que dificulta ou mesmo impede o tratamento.

O que poucos sabem é que no caso dos olhos, os exames preventivos devem ser feitos já na infância, assegurando o diagnóstico precoce das inúmeras doenças possíveis e possibilitando assim o tratamento mais adequado já na fase inicial.

Pessoas que possuem doenças como hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos ou possuam histórico familiar dessas doenças podem ter a visão afetada, por isso, além dos cuidados com alimentação saudável e atividades físicas recomendadas, devem procurar fazer os exames preventivos com mais frequencia.

Mas quais são esses exames?

Hoje em dia já não precisamos nos preocupar com o primeiro exame, pois o Teste do Olhinho é obrigatório e gratuito, sendo realizado já na maternidade nas primeiras 48 horas de vida. Também chamado de teste do reflexo vermelho o exame pode identificar um tumor maligno chamado retinoblastoma, catarata ou glaucoma congênito. Essas doenças além de comprometer a visão, podem levar a cegueira.

Ainda antes de completar o primeiro ano de idade a criança deve ser submetida a um exame oftalmológico mais completo onde a acuidade visual é medida, a musculatura ocular extrínseca é avaliada e a retina mapeada. Também é nessa fase que é realizado o exame de refração para detectar a presença de problemas comuns como: miopia, astigmatismo e hipermetropia.

já na fase adulta o exame de fundo e pressão do olho é realizado como um exame de rotina preventiva essencial, pois após os 40 anos é quando identificamos a maioria dos casos de glaucoma.

Com tantos males que podem ameaçar a qualidade de nossa visão durante as diferentes fases da vida, o melhor mesmo é nos prevenirmos e visitarmos o oftalmologista com maior frequencia.

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta