Alerta | Mudar a cor dos olhos é perigoso

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

É fato que uma boa aparência é importante para todos e mais do que isso, uma feição bonita faz com que as pessoas se sintam melhor. Mas até que ponto devemos colocar em risco a saúde dos olhos ou até mesmo a capacidade de visão em nome da estética?

 

A cor dos olhos é um dos aspectos importantes da aparência física e muitas pessoas desejam ter olhos diferentes daqueles com que nasceram. Em outros casos pacientes apresentam cores diferentes entre os olhos, a denominada heterocromia e desejam que seus olhos tenham cores iguais.

 

Se você chegou à este artigo pesquisando sobre a cirurgia de mudança da cor de olhos. Leia-o com muito cuidado! Realmente espero que você se conscientize da importância de evitar este procedimento e as complicações graves que estão associadas a ele.

 

O método foi comercializado primeiramente sob o nome de NewColorIris® e atualmente existe uma segunda empresa no mercado comercializando um implante de cor de íris melhorado, com a finalidade de alterar de forma cosmética a cor dos olhos, sob a marca Brightocular. Embora as propagandas sejam tentadoras, não se engane: não existe forma segura de alterar a cor dos olhos através de cirurgia.

 

Riscos da cirurgia para mudar a cor dos olhos

Por que essa cirurgia é tão perigosa? Para um melhor entendimento, explicaremos como é feito o procedimento e o que ele pode causar, além da cegueira.

 

No ato cirúrgico é feita uma pequena incisão por onde é implantada a íris artificial que deita sobre a íris natural (parte colorida do olho). Trata-se de um procedimento relativamente simples de se realizar, mas que pode ter consequências drásticas, dentre elas:

 

Catarata – a introdução da íris artificial pode levar a perda de transparência do cristalino por trauma ou por inflamação.

Glaucoma – leva a um aumento da pressão por obstrução do ângulo de drenagem do líquido intraocular.

Perda das células endoteliais da córnea – A córnea é o tecido transparente mais externo do olho e a perda de suas células afeta a transparência de forma irreversível, levando a necessidade de transplante deste tecido.

Uveite – inflamação da parte interna dos olhos que pode levar a sequelas irreversíveis, cursa com olhos vermelhos, dor e visão borrada.

A Academia Americana de Oftalmologia deu parecer contrário à cirurgia cosmética de implantes de íris em 2014. A organização alertou que o procedimento poderia levar à complicações oculares graves, incluindo a cegueira.

 

Embora o procedimento possa ser popular entre as celebridades, isso não significa que seja realmente seguro a longo prazo. Aqui na Clínica Schaefer temos atendido muitos pacientes que nos procuram para remover a íris artificial, sendo que em alguns casos é necessário um transplante de córnea, devido a complicações causadas pela cirurgia de mudança de cor dos olhos.

 

Se você realmente quiser mudar a cor dos seus olhos, opte por uma mudança temporária, não invasiva, como usar lentes de contato coloridas e prescritas por um oftalmologista. Elas também podem advir com alguns riscos, mas estes são menores e contornáveis por seu médico.

 

Faça uma avaliação prévia para uma boa adaptação e acompanhamento.

 

Lembre-se, com saúde não se brinca.

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta