O que são moscas volantes e como elas afetam a visão

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Você enxerga formas pequenas e sombrias que se parecem manchas, fios ou linhas ondulantes, enquanto seus olhos se movem?

Isso pode ser o que chamamos de flutuadores, ou “moscas volantes”, que são como pequenas “teias de aranha” ou manchas que flutuam em seu campo de visão e parecem escapar quando você tenta olhar diretamente para eles. Eles não seguem seus movimentos oculares precisamente e, geralmente, se desviam para baixo quando seus olhos param de se mover.

A maioria das pessoas possuem esses flutuadores no humor vítreo, o gel do olho, mas aprendem a ignorá-los. Eles geralmente não são notados até que se tornem numerosos ou mais proeminentes.

Os flutuadores podem tornar-se aparentes ao olhar algo brilhante, como papel branco, o monitor de um computador ou o céu azul.

Causas das moscas volantes

Os flutuadores ocorrem quando o vítreo, uma substância semelhante a um gel que preenche cerca de 80% do olho e ajuda a manter uma forma redonda, encolhe lentamente.

A medida que o vítreo encolhe, torna-se um pouco fibroso e os fios podem lançar pequenas sombras na retina. Estes são os flutuadores.

Na maioria dos casos os flutuadores fazem parte do processo de envelhecimento natural e simplesmente causam um aborrecimento visual. Eles podem dispersar no início mas, eventualmente, tendem a “se acomodar” no fundo do olho, tornando-se menos incômodos. Geralmente se instalam abaixo da linha de visão e não desaparecem completamente.

Em outros casos o descolamento do gel e seus sintomas podem ocorrer de forma aguda e súbita, o que leva a uma grande aflição ao paciente, que deve procurar seu oftalmologista para uma avaliação criteriosa de mapeamento de retina e ultrassonografia ocular.

Fatores de Risco

Os flutuadores são mais propensos a desenvolver a medida em que envelhecemos e são mais comuns em pessoas que são alto míopes, têm diabetes ou que fizeram cirurgia de catarata.

No entanto, existem outras causas mais graves de flutuadores, incluindo infecção, inflamação (uveíte), hemorragia, traumas e lesões no olho.

Dicas para lidar com flutuadores

O site da Royal National Institute of Blind People dá algumas dicas para amenizar o incômodo causado pelas moscas volantes:

  • Se você tem um flutuador particularmente grande, tente mover seus olhos gentilmente em círculos. Isso move o vítreo dentro de seus olhos e às vezes pode mover o flutuador para longe de seu campo de visão direto, tornando-se menos consciente disso.
  • Use os óculos necessários para ver o que está fazendo. Quando sua visão é mais clara, é mais provável que você possa se concentrar no que está fazendo, e não nos flutuadores.
  • Use óculos de sol em condições brilhantes. Quando a luz entra em seus olhos, você observa seus flutuadores porque lançam sombras na retina na parte de trás do seu olho. As lentes matizadas reduzem a quantidade de luz que entra em seus olhos, então os flutuadores lançam uma sombra mais fraca em sua retina e são menos visíveis.
  • Reduza o brilho na tela do seu computador se os flutuadores estiverem distraindo você.

Como tratar

Para as pessoas que têm flutuadores que são simplesmente irritantes, nenhum tratamento é recomendado. O tempo faz com que a neuro-adaptação elimine do campo visual a presença das manchas. É como a digitalização de uma TV analógica por exemplo.

Em raras ocasiões os flutuadores podem ser tão densos e numerosos que afetam significativamente a visão. Nestes casos, uma vitrectomia, procedimento cirúrgico que remova flutuadores do vítreo, pode ser necessário.

A vitrectomia remove o gel vítreo juntamente com seus detritos flutuantes dos olhos. O vítreo é substituído por uma solução salina. Porque o vítreo é principalmente água, você não notará nenhuma alteração entre a solução de sal e o vítreo original.

Esta operação traz riscos significativos à visão devido a possíveis complicações, que incluem desprendimento de retina e catarata. A maioria dos cirurgiões oculares é relutante em recomendar esta cirurgia, a menos que os flutuadores interfiram seriamente com a visão.

Compartilhe esse artigo se você conhece alguém que se queixa de manchas na visão, ou deixe abaixo algum comentários sobre esse assunto.

 

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta