A degeneração macular, seus tipos, sintomas e tratamentos

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Algumas pessoas experimentam um piora gradual da visão que pode afetar um ou ambos os olhos.

Embora não resulte em cegueira completa, a perda de visão central pode tornar difícil reconhecer rostos, dirigir, ler ou realizar outras atividades da vida diária. Também podem ocorrer alucinações visuais e estas não representam uma doença mental.

Tipos de degeneração macular

Existem dois tipos:

  • Degeneração macular seca;
  • Degeneração macular úmida.

Degeneração macular seca

É uma desordem ocular comum entre pessoas com mais de 65 anos. Causa visão central desfocada ou reduzida, devido ao desbaste da mácula. A mácula é a parte da retina responsável pela visão clara em sua linha de visão direta.

Primeiro se desenvolve em um olho e depois pode afetar os dois. Ao longo do tempo, sua visão piora, o que pode afetar sua capacidade de fazer coisas como ler, dirigir e reconhecer rostos. Mas isso não significa que você perderá toda sua visão.

As medidas de detecção precoce e de autocuidado podem atrasar a perda de visão devido à degeneração macular seca.

Sintomas

Os sintomas de degeneração macular seca geralmente se desenvolvem gradualmente e sem dor. Eles podem incluir:

  • Distorções visuais, como linhas retas parecendo curvadas;
  • Visão central reduzida em um ou ambos os olhos;
  • A necessidade de luz mais brilhante ao ler ou fazer um trabalho próximo;
  • Aumento da dificuldade de se adaptar a baixos níveis de luz, como quando entra em um restaurante mal iluminado;
  • Aumento da confusão de palavras impressas;
  • Diminuição da intensidade ou brilho das cores;
  • Dificuldade em reconhecer os rostos.

Causas

Ninguém sabe exatamente o que causa degeneração macular seca. Mas a pesquisa indica que isso pode estar relacionado a uma combinação de fatores de hereditariedade e meio ambiente, incluindo tabagismo e dieta.

A condição se desenvolve à medida que o olho envelhece. Ao longo do tempo, o tecido na sua mácula pode diminuir e quebrar.

Tratamento

A degeneração macular seca não pode ser curada. Se a sua condição é diagnosticada precocemente, você pode tomar medidas para diminuir sua progressão, como tomar suplementos vitamínicos, comer de forma saudável e não fumar.

Porém, para pessoas selecionadas, com degeneração macular seca avançada em ambos os olhos, uma opção para melhorar a visão pode ser cirurgia para implantar uma lente telescópica em um olho.

A lente telescópica, que parece um pequeno tubo de plástico, está equipada com lentes que ampliam seu campo de visão. O implante de lente telescópica pode melhorar tanto a distância quanto a visão de close-up, mas tem um campo de visão muito estreito. Pode ser particularmente útil em um ambiente urbano para auxiliar na identificação de sinais de rua.

Degeneração macular úmida

É uma doença ocular crônica que causa visão turva ou um ponto cego em seu campo visual. Geralmente é causada por vasos sanguíneos anormais que vazam fluido ou sangue na mácula. Por sorte é menos comum que a degeneração seca.

A detecção precoce e o tratamento da degeneração macular úmida podem ajudar a reduzir a perda de visão e, em alguns casos, recuperar a visão.

Sintomas

Os sintomas de degeneração macular úmida geralmente aparecem de repente e pioram rapidamente. Eles podem incluir:

  • Distorções visuais, como linhas retas parecendo curvadas;
  • Visão central reduzida em um ou ambos os olhos;
  • Diminuição da intensidade ou brilho das cores;
  • Um ponto borrado bem definido ou ponto cego em seu campo de visão;
  • Início abrupto e piora rápida dos sintomas.

A degeneração macular não afeta a visão lateral (periférica), portanto, raramente causa cegueira total.

Causas

A degeneração macular úmida pode se desenvolver de diferentes maneiras:

Perda de visão causada pelo crescimento anormal de vasos sanguíneos. Às vezes, novos vasos sanguíneos anormais crescem a partir da coróide embaixo e dentro da mácula (neovascularização de coróide).

A coróide é a camada de vasos sanguíneos entre a retina e a camada externa do revestimento (a esclera). Estes vasos sanguíneos anormais podem babar fluido ou sangue, interferindo com a função da retina.

Tratamento

Medicamentos para parar o crescimento de vasos sanguíneos anormais.

Os medicamentos podem ajudar a parar o crescimento de novos vasos sanguíneos, bloqueando os efeitos dos sinais de crescimento que o corpo envia para gerar novos vasos sanguíneos. Esses medicamentos são considerados o tratamento de primeira linha para todos os estágios da degeneração macular úmida.

Os medicamentos utilizados para tratar a degeneração macular úmida incluem:

  • Bevacizumab (Avastin)
  • Ranibizumab (Lucentis)
  • Aflibercept (Eylea)

O seu médico injeta estes medicamentos no olho afetado. Você pode precisar de injeções a cada quatro semanas para manter o efeito benéfico da medicação. Em alguns casos, você pode recuperar parcialmente a visão à medida em que os vasos sanguíneos diminuem e o líquido sob a retina absorve, permitindo que as células da retina recuperem alguma função.

Possíveis riscos de injeções oculares incluem hemorragia conjuntival, dor nos olhos, moscas volantes, aumento da pressão ocular e inflamação ocular. Alguns desses medicamentos podem aumentar o risco de AVC.

A terapia fotodinâmica às vezes é usada para tratar vasos sanguíneos anormais no centro da sua mácula.

Neste procedimento, seu médico injeta um medicamento chamado verteporfin (Visudyne) em uma veia no braço, que viaja para os vasos sanguíneos em seus olhos. Seu médico brilha uma luz focada de um laser especial para os vasos sanguíneos anormais em seus olhos. Isso ativa o medicamento, fazendo com que os vasos sanguíneos anormais se fechem, o que impede o vazamento.

A terapia fotodinâmica pode melhorar sua visão e reduzir a taxa de perda de visão. Você pode precisar de tratamentos repetidos ao longo do tempo, uma vez que os vasos sanguíneos tratados podem reabrir.

Após a terapia fotodinâmica, você precisará evitar luz solar direta e luzes brilhantes até que a droga tenha limpado seu corpo, o que pode demorar alguns dias.

A fotocoagulação é o uso de um laser para destruir vasos sanguíneos anormais.

Durante a terapia com laser, seu médico usa um feixe de laser de alta energia para selar os vasos sanguíneos anormais sob a mácula. O laser causa cicatrizes que podem criar um ponto cego, mas o procedimento é usado para impedir que os vasos sangrem com o objetivo de minimizar mais danos à mácula.

Mesmo com este tratamento, os vasos sanguíneos podem regredir, exigindo um tratamento adicional.

Poucas pessoas que sofrem de degeneração macular úmida são candidatas a esse tratamento. Geralmente não é uma opção se você tiver vasos sanguíneos anormais diretamente no centro da mácula. Além disso, quanto mais danificada sua mácula, menor será a probabilidade de sucesso.

Fatores de risco

Para ambos os tipos de degeneração macular os seguintes fatores de risco são considerados:

  • Envelhecimento: a idade avançada é o fator de risco mais forte da degeneração macular;
  • História familiar: esta doença possui um componente hereditário. Os pesquisadores identificaram vários genes relacionados ao desenvolvimento da condição;
  • Fumar: fumar tabaco aumenta o risco de degeneração macular de duas a três vezes a de alguém que nunca fumou e pode ser o fator modificável mais importante em sua prevenção. Uma revisão de estudos anteriores encontrou “uma forte associação entre o tabagismo atual e a degeneração macular .O cigarro é susceptível de ter efeitos tóxicos na retina”;
  • Hipertensão arterial (PA): no estudo ALIENOR 2013, a degeneração macular precoce e tardia não foi significativamente associada à PA sistólica ou diastólica, hipertensão ou uso de medicamentos anti-hipertensivos. Mas com o pulso de pressão arterial elevada (PP ou PA sistólica menos PA diastólica) foi significativamente associado a um risco aumentado de degeneração macular tardia;
  • Aterosclerose;
  • Colesterol elevado: colesterol elevado pode aumentar o risco de degeneração macular;
  • Obesidade: a obesidade abdominal é um fator de risco, especialmente entre homens;
  • Ingestão de gordura: Consumir quantidades elevadas de certas gorduras, incluindo gorduras saturadas, gorduras trans e ácidos graxos ômega-6, provavelmente contribuem para a degeneração macular. Enquanto as gorduras monoinsaturadas são potencialmente protetoras. Em particular, os ácidos gordos ω-3 podem diminuir o risco de degeneração macular;
  • Exposição à luz solar, especialmente luz azul: a evidência é conflitante quanto à exposição da luz solar ao desenvolvimento de degeneração macular. Um estudo recente sobre 446 assuntos descobriu que não. Outras pesquisas, no entanto, mostraram que a luz visível de alta energia pode contribuir para a degeneração macular.

Diagnóstico

Para diagnosticar a degeneração macular pode-se adotar os seguintes métodos:

  • Exame do fundo do olho: seu médico colocará gotas em seus olhos para dilatá-los e usará um instrumento especial para examinar a parte de trás do seu olho. O oftalmologista procurará fluido ou sangue ou uma aparência manchada causada por drusas. Pessoas com degeneração macular muitas vezes têm muitos depósitos de drusas-amarelo que se formam sob a retina
  • Teste de defeitos no centro da sua visão: durante um exame de olho, seu médico pode usar uma grade de Amsler para testar defeitos na sua visão central. Se você tiver degeneração macular, algumas das linhas retas na grade vão ficar desbotadas, quebradas ou distorcidas.
  • Angiografia por fluoresceína: um corante amarelo chamado fluoresceína é injetado em uma veia no braço ou na mão. As fotografias seqüenciais são tiradas do olho, usando uma câmera que fica em uma mesa (a pessoa fica à sua frente). As imagens mostram o fluxo sangüíneo e possíveis vazamentos (degeneração macular úmida) na retina e na coróide. Este método de imagem leva cerca de 20 minutos no total e requer gotas de dilatação. Urina e saliva às vezes são laranja escuro, resultado do metabolismo corporal do corante.
  • Angiografia verde de indocianina: Como a angiografia com fluoresceína, este teste também usa um corante injetado. Pode ser usado para confirmar os achados de uma angiografia com fluoresceína ou para identificar tipos específicos de degeneração macular.
  • Tomografia de coerência óptica (OCT): neste método de imagem comum não invasivo (sem injeções), as ondas de luz infravermelha são usadas para fazer fotografias de seção transversal da retina e da camada de coróide. A OCT fornece informações extremamente úteis sobre drusas, estrutura retiniana, novos vasos sanguíneos e hemorragia. A pessoa recebe gotas de dilatação e fica na frente da câmera. O equipamento de imagem demora cerca de 5 minutos.

Reabilitação

A degeneração macular relacionada à idade não afeta sua visão lateral (periférica) e geralmente não causa cegueira total. Mas pode reduzir ou eliminar sua visão central – o que é necessário para dirigir, ler e reconhecer os rostos das pessoas. Pode ser benéfico para você trabalhar com um especialista em reabilitação de baixa visão, um terapeuta ocupacional, seu oftalmologista e outros profissionais treinados em reabilitação de baixa visão. Eles podem ajudá-lo a encontrar maneiras de se adaptar à sua visão em mudança.

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta