Lentes de contato esclerais no tratamento do Ceratocone

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Elas propiciam a correção do problema com maior conforto e garantem uma boa acuidade visual. Isso significa dizer que, aqueles pacientes que antes eram encaminhados para o transplante de córnea, hoje têm mais uma opção eficiente de tratamento.

Ceratocone

Doença hereditária que inicia geralmente na puberdade, com evolução até os 35 anos de idade, o Ceratocone provoca um afinamento e deformação da córnea. O resultado é uma degeneração da córnea que resulta em um astigmatismo irregular progressivo.

Por conta destas mudanças estruturais, a córnea se torna não apenas mais fina, mas também passa a apresentar um formato mais cônico. Em casos mais avançados, a doença é corrigida apenas com transplante de córnea.

 

Mito

O diagnóstico de Ceratocone ainda assusta muito os pacientes, mas não deve ser assim. Aproximadamente 92% dos portadores de Ceratocone são tratados com óculos ou lentes de contato, e passam a ter uma visão saudável. Cerca de 8%, ou seja, de cada 100 pessoas apenas 8 realmente precisarão de uma intervenção cirúrgica, com a adoção de procedimentos como o Cross Link, Anel Estromal ou o transplante de córnea.

 

Novos materiais

Com o advento dos novos materiais de altíssima oxigenação e com desenhos cada vez mais modernos, temos percebido uma revolução extraordinária no tratamento do Ceratocone. Atualmente, temos disponíveis novas lentes de contato rígidas permeáveis ao oxigênio e com desenhos mais sofisticados, como a Rose K, Dupla Curva K, Best Fit K.

Esta evolução tem sido possível pela tecnologia dos novos materiais de lentes de contato e também pelos tornos multidirecionais computadorizados, que permitem aos fabricantes desenvolverem desenhos de lentes nunca antes imaginados. É a biotecnologia trabalhando a favor da saúde ocular.

 

Especialização

A técnica ainda é pouco difundida no país e requer oftalmologistas especializados na adaptação, para que seja feita a escolha do tipo de lente adequado para cada caso. A boa notícia é que as Lentes Esclerais, antes importadas, agora estão sendo fabricadas também no Brasil, o que contribui para tornar o tratamento cada vez mais acessível. Além de evitar os riscos que envolvem uma cirurgia, o uso das Lentes Esclerais proporciona maior conforto aos pacientes e melhora instantânea da visão

 

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta