Pálpebras tremendo podem indicar perigo?

Por Clínica Schaefer

Compartilhe:

Poucos problemas oculares são tão sutis e irritantes quanto o tremor nas pálpebras, que surge subitamente ou se repete com frequência. As pálpebras tremendo podem não ser visível para as pessoas ao seu redor, mas pode fazer você se sentir altamente desconfortável ao ponto de levá-lo a procurar a causa e a cura para este problema.

Infelizmente, existem tantas razões possíveis para o espasmo que descobrir como pará-lo pode ser uma tarefa muito desafiadora. A boa notícia é que a maioria das razões para contrair os olhos não representa uma séria ameaça ao seu bem-estar ocular ou neurológico.

O tremor dos olhos ou, mais precisamente, o tremor das pálpebras, é bastante comum. Chamados de “myokymia” na linguagem médica, essas contrações irritantes geralmente afetam apenas a pálpebra inferior de um olho; mas a pálpebra superior também pode se contrair.

A maioria das contrações oculares vem e vão, mas às vezes um olho se contraindo pode durar semanas ou até meses. Quase todos os espasmos dos olhos são inofensivos. Mas se uma contração ocular persistir, isso pode indicar uma condição neurológica grave que afeta a pálpebra. Essas condições são muito menos comuns e devem ser diagnosticadas e tratadas por um oftalmologista.

O que causa a contração da pálpebra?

Gatilhos de contração ocular podem incluir:

Estresse– O estresse é provavelmente a causa mais comum de espasmos nos olhos. Yôga, exercícios de respiração, passar tempo com amigos ou animais de estimação e obter mais tempo para atividades recreativas, são maneiras de reduzir o estresse que pode estar causando a contração da pálpebra. Uma alimentação rica em potássio e magnésio também ajuda ajuda a eliminar o espasmo.

Fadiga – A falta de sono, seja por estresse ou por algum outro motivo, pode desencadear uma pálpebra contorcida. Melhorar sua qualidade de sono e manter um horário consistente pode ajudar.

Tensão ocular – O cansaço ocular, particularmente o cansaço visual do uso excessivo de computadores, tablets e smartphones, também é uma causa comum de espasmos nas pálpebras. Siga a “regra 20-20-20” ao usar dispositivos digitais: a cada 20 minutos, desvie o olhar da tela e permita que os olhos fiquem focalizados em um objeto distante, pelo menos 6 metros, por 20 segundos ou mais. Isso reduz a fadiga que pode desencadear contrações nos olhos. Além disso, pergunte ao seu oftalmologista sobre óculos de computador para aliviar a fadiga ocular digital.

Cafeína – Ela também pode desencadear contrações nos olhos. Tente cortar café, chá, chocolate e refrigerantes, ou mude para versões descafeinadas, por uma semana ou duas e veja se o tremor nos olhos desaparece.

Álcool – Se você experimentar espasmos nos olhos depois de beber cerveja, vinho ou licor, tente se abster por um tempo, já que o consumo de álcool pode fazer as pálpebras se contraírem.

Olhos secos  – Talvez a causa reconhecível mais comum de espasmos nas pálpebras seja a síndrome do olho seco. Os olhos secos podem afligi-lo se você passar muito tempo olhando para a tela do computador, se estiver exposto a ar condicionado ou ao vento, ou se tiver uma condição médica que prejudique a produção de lágrimas. Usar colírios e reduzir a exposição aos fatores desencadeantes da secura pode não apenas ajudar a diminuir o mal estar nos olhos, como também a eliminar os espasmos.

Problemas nutricionais – Alguns relatos sugerem que a falta de certas substâncias nutritivas, como o magnésio, pode desencadear espasmos nas pálpebras. Embora esses relatórios não sejam conclusivos, não se de descartar isso como uma possível causa de um tremor nos olhos. Se você está preocupado que sua dieta pode não estar fornecendo todos os nutrientes que você precisa, sugiro conversar com um médico nutrólogo para aconselhamento especializado, em vez de comprar aleatoriamente produtos nutricionais vendidos sem receita.

Alergias – Pessoas com alergias nos olhos podem ter comichão, inchaço e olhos lacrimejantes. Quando os olhos são esfregados, isso libera histamina nos tecidos da pálpebra e nas lágrimas, o que pode causar contrações nas pálpebras. Para compensar esse problema alguns oftalmologistas recomendam colírios anti-histamínicos ou comprimidos .

Blefarite –  Sua pálpebra contraindo involuntariamente também pode ser um indicador de uma condição conhecida como blefarite. A blefarite é uma irritação causada pelas glândulas produtoras de oleosidade inflamadas ao lado dos cílios. Seu oftalmologista pode recomendar vários remédios caseiros para ajudá-lo a controlar este problema.

Problemas neurológicos – Assim como as incontáveis ​​ramificações do sistema nervoso enviam sinais motores a todas as partes do corpo, certos nervos enviam comandos aos músculos da face, incluindo os olhos e as pálpebras.

Uma variedade de problemas pode interferir na sinalização nervosa ideal, fazendo com que os músculos ligados a esses nervos entrem em espasmo. Seu espasmo pode, portanto, ser parte de um tique facial maior, conhecido como espasmo hemifacial, especialmente se o olho se fechar completamente com cada contração muscular. Esta condição é por vezes tratada com injeções de Botox. Outras condições neurológicas também podem afetar os nervos faciais para produzir movimentos de contração.

Causas menos comuns

Menos comumente, o tremor nos olhos pode ser um sinal de um distúrbio ocular que requer tratamento por um oftalmologista. Estas condições incluem uveíte (uma inflamação da íris), conjuntivite e entrópio (cílios virados para dentro, vistos principalmente em pacientes idosos). Seu oftalmologista pode discutir seus sintomas e histórico médico com você para ajudá-lo a descobrir a melhor forma de lidar com essa contração irritante.

Compartilhe:

Leia Também...

× Agendar Consulta